Há 14 horas
quinta-feira, 29 de março de 2012
quarta-feira, 28 de março de 2012
Eu gosto de carinho violento. De falar. De estar certa.
De quem entende o que eu digo. De quem escuta o que eu penso.
Da minha prole. Dos meus discos. Dos meus livros.
Dos meus cachorros. Dos Stones. Do Rock Natural.
Da minha solidãozinha. Dos meus blues. Do meu sofá vermelho. Que eu ainda hei de ter, nem que seja só uma poltronazinha
Da minha casa. Do meu umbigo. De unhas cor de carmim.
De homem que sabe ser homem. De noites em claro e dias em branco. De chuva e de sol.
Eu guardo as minhas rejeições em vidrinhos rotulados com o nome deles.
Eu sou mole demais por dentro pra deixar todo mundo ver.
Eu deixo pra quem eu acho que pode comigo.
Ninguém sabe.
Mas eu tenho coração de moça.
Fernanda Young
Encontrei alguns textos dessa escritora maravilhosa e desbocadérrima.
Sempre me impressiono quando encontros transcrições de minha alma assim - escritas para qualquer um ver. Como se cada um também pudesse sentir tudo o que sinto, ser tudo que acho que sou.
Enfim, coisa de quem se acha!
E, se depender da minha pastinha de rascunhos, esse ano esta autora não há de faltar por aqui.
xoxo
terça-feira, 27 de março de 2012
Quis ser um dia, jardineira de um coração.
Sachei, mondei - nada colhi.
Nasceram espinhos
e nos espinhos me feri.
Quis ser um dia, jardineira de um coração.
Cavei, plantei.
Na terra ingrata
nada criei.
Semeador da Parábola...
Lancei a boa semente
a gestos largos...
Aves do céu levaram.
Espinhos do chão cobriram.
O resto se perdeu
na terra dura
da ingratidão
Coração é terra que ninguém vê
- diz o ditado.
Plantei, reguei, nada deu, não.
Terra de lagedo, de pedregulho,
- teu coração. Bati na porta de um coração.
Bati. Bati. Nada escutei.
Casa vazia. Porta fechada,
foi que encontrei...
Cora Coralina
Casa vazia, porta fechada, foi o que encontrei.
Em busca de um coração que bata. O seu, o meu... Será muito sonhar com o nosso?
xoxo
Um Super Parabéns ao Rafa-El!
Pra quem não sabe ele criou e abandonou o [Vida de Plástico], blog que me fez continuar o My Mind! nas tantas vezes que pensei em desistir!
Beijão Rafa!
xoxo
domingo, 25 de março de 2012
"As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Era um poeta maravilhoso, esse Vinicius de Moraes, mas deixou imortalizada uma frase que jamais sairia da boca de uma mulher. Aos feios, as mulheres dão boas vindas, desde que por trás do olho que não é azul e do corpo que não é atlético haja bom humor, inteligência e sex appeal.
Nunca veremos Brad Pitt e George Clooney namorando feinhas, mas já vimos Julia Roberts casar com Lyle Lovatt, um músico que tinha o rosto decorados com crateras, e a estonteante Sharon Stone desfilar com baixinhos barrigudos até contrair matrimônio com um senhor que mais parece um boneco de cêra. Há quem defenda a idéia de que mulheres casam com qualquer um, desde que tenha poder ou dinheiro. Poucas. Não foi o caso de Julia Roberts nem o de Sharon Stone, ricas e poderosas por si só, e também não é o caso de muitas Lucias, Andreas, Cristinas, Danielas, Fernandas e Jussaras anônimas. Mulheres preferem ser amadas do que invejadas.
Essa história de beleza tem a ver com atração, que tem a ver com "a primeira impressão é a que fica", que tem a ver com inícios de relações. Se a garota for um canhão, as chances de conquistar um deus são quase zero (é uma generalização, toda regra tem exceções). Já se o garoto for feio, porém espirituoso, talentoso e auto-confiante, pode descolar o número do telefone da Marisa Monte. Lembrem-se que ela já namorou o Nando Reis, dos Titãs. Alguma coisa ele tem de lindo.
Mick Jagger é raquítico e branquela. Gerald Thomas é raquítico, branquela e usa óculos. Woody Allen é raquítico, branquela, usa óculos e está quase careca. Apesar desse quadro de horror, sei de muita mulher que não os expulsariam da sua cama. Será que elas nunca ouviram falar em Mel Gibson, Antonio Banderas, Pedro Bial? Elas nunca ouviram falar é que beleza garanta o conteúdo. Bem todos esse têm fama ou dinheiro, agora coisas como o "homem mais bonito da faculdade", isso sim denota coragem
Mulher tem faro, não se contenta com a embalagem. É bem mais comum ver uma mulher linda acompanhada de um homem aparentemente sem graça do que o contrário. Não é (só) porque a concorrência é implacável e nos contentamos com o que sobra. É porque mulher tem raio-x: consegue olhar o que se esconde lá dentro. Se além de um belo coração e um cérebro em atividade ele ainda for apetecível, é lucro. Pena que a recíproca raramente seja verdadeira. Economizaríamos fortunas em cabeleireiros e academias se os homens fossem direto ao que interessa, na alma e no espírito, para os quais não adianta maquiagem.
Martha Medeiros
Não que eu concorde muito com este texto da Martha Medeiros, mas achei um texto adequado após ter esse assistido Beastly. O filme é uma ótima e adocicada releitura da Bela e a Fera, o mais belo romance de todos os tempos e uma delicinha para quem curte acreditar no amor verdadeiro como eu, rs.
Fica a dica!
xoxo
P.S.: Hoje também curti um cineminha com os bests. Guerra é guerra, com a coelhinha do Legalmente Loira e dois super gatos. Ótimo para dar altas gargalhadas e esquecer da tristeza ou saudade.
quinta-feira, 22 de março de 2012
Gosto dos livros de ficção do psiquiatra Irvin Yalom (Quando Nietzsche Chorou, A Cura de Schopenhauer) e por isso acabei comprando também seu Os Desafios da Terapia, em que ele discute alguns relacionamentos padrões entre terapeuta e paciente, dando exemplos reais. Eu devo ter sido psicanalista em outra encarnação, tanto o assunto me fascina.
Ainda no início do livro, ele conta a história de uma paciente que tinha um relacionamento difícil com o pai. Quase nunca conversavam, mas surgiu a oportunidade de viajarem juntos de carro e ela imaginou que seria um bom momento para se aproximarem. Durante o trajeto, o pai, que estava na direção, comentou sobre a sujeira e degradação de um córrego que acompanhava a estrada. A garota olhou para o córrego a seu lado e viu águas límpidas, um cenário de Walt Disney. E teve a certeza de que ela e o pai realmente não tinham a mesma visão da vida. Seguiram a viagem sem trocar mais palavra.
Muitos anos depois, esta mulher fez a mesma viagem, pela mesma estrada, desta vez com uma amiga. Estando agora ao volante, ela surpreendeu-se: do lado esquerdo, o córrego era realmente feio e poluído, como seu pai havia descrito, ao contrário do belo córrego que ficava do lado direito da pista. E uma tristeza profunda se abateu sobre ela por não ter levado em consideração o então comentário de seu pai, que a esta altura já havia falecido.
Parece uma parábola, mas acontece todo dia: a gente só tem olhos para o que mostra a nossa janela, nunca a janela do outro. O que a gente vê é o que vale, não importa que alguém bem perto esteja vendo algo diferente.
A mesma estrada, para uns, é infinita, e para outros, curta. Para uns, o pedágio sai caro; para outros, não pesa no bolso. Boa parte dos brasileiros acredita que o país está melhorando, enquanto que a outra perdeu totalmente a esperança. Isso me lembra algo...
Alguns celebram a tecnologia como um fator evolutivo da sociedade, outros lamentam que as relações humanas estejam tão frias. Uns enxergam nossa cultura estagnada, outros aplaudem a crescente diversidade. Cada um gruda o nariz na sua janela, na sua própria paisagem.
Eu costumo dar uma espiada no ângulo de visão do vizinho. Me deixa menos enclausurada nos meus próprios pontos de vista, mas, em contrapartida, me tira a certeza de tudo. Dependendo de onde se esteja posicionado, a razão pode estar do nosso lado, mas a perderemos assim que trocarmos de lugar.
Só possuindo uma visão de 360 graus para nos declararmos sábios.
E a sabedoria recomenda que falemos menos, que batamos menos o martelo e que sejamos menos enfáticos, pois todos estão certos e todos estão errados em algum aspecto da análise.
É o triunfo da dúvida.
Vale a pena pensar nisso!!!
Martha Medeiros
Quando vi isso na casa do Zé, só tive uma coisa a dizer: "guilty"!
Conhecidíssima por tentar impor minha opinião, não espio a janela de ninguém e deixo a minha completamente transparente, ou melhor, escancarada mesmo.
Vou seguindo tentando melhorar não tanto assim e vamos ver no que isso dá.
xoxo
segunda-feira, 19 de março de 2012
Amar significa amar o que é difícil de ser amado, de contrário não seria virtude alguma; perdoar significa perdoar o imperdoável, de contrário não seria virtude alguma; fé significa crer no inacreditável, de contrário não seria virtude alguma. E esperar significa esperar quando já não há esperança, de contrário não seria virtude alguma.
Gilbert Keith Chesterton
E cada dia é mais difícil...
xxoo
domingo, 18 de março de 2012
"A paciência é a mais heroica das virtudes, justamente por não ter nenhuma aparência heroica"
Giacomo Leopardi
Senhor dai-me mais paciência, que eu já gastei o último lote há tempos! Hunf!!!
xoxo
quinta-feira, 15 de março de 2012
(...) porque haveria de me pintar como sombra e imagem numa definição quando estou diante de vossos olhos e me vedes em pessoa?
Sou eu mesma, como me vedes. E que necessidade haveria de vô-lo dizer?
O meu rosto já não diz o bastante?
Se há alguém que desastradamente se tenha iludido, tomando por Minerva ou pela Sabedoria, bastará olhar-me de frente para logo conhecer-me, sem que eu me sirva de palavras, que são a imagem do pensamento.
Não existe em mim simulação alguma, mostrando por fora o que sou no coração. Sou sempre igual a mim mesma(...)
Erasmo de Rotterdam
Porque não preciso e nem consigo enganar aqueles que me vêem como sou: uma filha da Loucura!
xoxo
terça-feira, 13 de março de 2012
Imagine que você se encontre tão desanimado que não tenha mais esperança de transformar seus limões em limonadas. Nesse caso, ainda há duas razões pelas quais você deve, pelo menos, tentar…
A primeira: pode ser que você tenha êxito.
A segunda: mesmo que não tenha êxito o que é bem provável no meu caso, a simples tentativa de transformar o seu mínimo em máximo fará com que você olhe para frente, em vez de olhar para trás. Fará com que você substitua seus pensamentos negativos por pensamentos positivos "Fará?!". Despertará as suas energias criadoras, fazendo com que você fique ocupado, que não tenha tempo nem vontade de lamentar o que já ficou para trás, o que já passou para sempre.
Certa ocasião, um violinista de fama mundial estava se apresentando num concerto em Paris, quando uma das cordas de seu violino subitamente se partiu. Ele não se perturbou e terminou a melodia com apenas três cordas.
Assim é a vida: se uma corda se parte, continue apenas com as três restantes… Lembre-se sempre: a coisa mais importante da vida não é capitalizar sobre os nossos ganhos. Qualquer idiota pode fazer isso. O que é realmente importante é tirar proveito das nossas perdas. Isso requer inteligência e constitui a diferença entre um homem sensato e um tolo.
Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio da vida.
Ninguém, exceto tu, só tu podes fazê-lo.
Dale Carnegie
Quando essa crise passar , e ela há de passar, eu não vou fazer limonada coisíssima nenhuma, eu vou pegar essa ruma de limão azedo e juntar com um saco de açúcar e 1 litro de Absolut e me entupir de caipirosca!
xoxo
domingo, 11 de março de 2012
Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania: depende de quando e como você me vê passar.
Eu acreditava em anjos. E, porque acreditava, eles existiam. Perder-se também é caminho.
Já que se há de escrever, que, pelo menos, não se esmaguem -com palavras- as entrelinhas.
Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa qualquer entendimento.
Todos os dias, quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra “amor”.
Há a vida que é para ser intensamente vivida. Há o amor, que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata.
Sempre conserve uma aspa à sua esquerda e outra à sua direita.
Que medo alegre o de te esperar!
Tenho medo de dizer quem sou: no momento em que tento falar, não exprimo o que sinto e o que sinto se transforma, lentamente, no que eu digo.
Quando se ama, não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós.
Eu nem entendo mais aquilo que entendo. Pois, estou infinitamente maior do que eu mesma... então, não me alcanço.
Ouve-me. Ouve o meu silêncio. O que falo nunca é o que falo e, sim, outra coisa. Capta a “outra coisa” porque eu mesma não posso.
Você pode, até, me empurrar de um penhasco... E daí? Eu adoro voar!
E ninguém é eu. E ninguém é você. Esta é a solidão.
Minha alma tem o imaterial peso da solidão no meio de outros.
O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.
Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas, minhas tristezas, absolutas. Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito... Eu só vivo nos extremos...
Clarice Lispector
O Zé fez uma seleção de algumas das máximas dela, e eu resolvi copiar aqui.
Tenho a impressão que só a Clarice consegue entender a beleza de ser fria e apaixonada ao mesmo tempo...
Tenho a impressão que só a Clarice consegue entender a beleza de ser fria e apaixonada ao mesmo tempo...
xoxo
Que homem é esse
Porque que que ele veio
O que que ele tem
Que homem é esse
Que mexe comigo
De onde ele vem
Que homem é esse
Que mal me conhece
E já amanhece em meus braços assim
Que homem é esse
Que cara bonito
Eu mal acredito que seja pra mim
Que homem é esse
Que me deixa tonta
Feliz ao sentir todo o seu bem querer
Que homem é esse
Que tem no sorriso
Um jeito preciso de me convencer
Que homem é esse
Que eu tanto anseio
E invadiu em cheio a minha ilusão
Que homem é esse
Que tanto oferece
Ele bem que merece a minha paixão
Que homem é esse
Que coisa tão boa
Mudou minha vida e diz que me quer
Não sei se é verdade ou se é mentira à-toa
Só sei que esse homem me faz mais mulher
© Martinha
Ao meu Homem! Que só não é melhor porque me abandonou! Rs
xoxo
Assinar:
Postagens (Atom)